Nossos Serviços

Serviço de têmpera

Tratamento térmico que consiste em submeter o aço a um ciclo térmico que compreende sucessivamente:

a)um aquecimento destinado a dar lugar á fase estável á temperatura (austenita) por transformação e eventual solubilização de outros constituintes. Esta austenitização poderá ser completa, incompleta ou parcial, dependendo do aço a tratar. Exemplo: austenita, austenita + cementita (aços hipereutetetóides), austenita + carbonetos complexos ( aços ligado para ferramentas);

b)uma velocidade de resfriamento apropriada, de acordo com a curva ¨S¨ correspondente, efetuada desde essa temperatura, chamada de têmpera, até a temperatura do meio de resfriamento.

O termo têmpera significa embeber, esfriar. Como resultado desta operação pode-se conseguir o endurecimento ou amolecimento dos aços. Comumente, quando o termo têmpera é empregado sem qualificativo, designa uma têmpera martensitica, ou seja, o endurecimento devido á formação de estruturas martensíticas, acompanhadas ou não por partículas duras de carbonetos.

O tratamento térmico de têmpera é normalmente a primeira fase de um tratamento térmico mais complexo. Pode ser seguido de um ou vários revenidos. O conjunto destes tratamentos tem, geralmente, por objetivo modificar as características do aço temperado, como por exemplo, uma melhor tenacidade para uma determinada resistência.

Serviço de cementação

Tratamento termo-químico de difusão que tem por objetivo aumentar o teor de carbono na superfície da peça. Pode ser efetuado em meio sólido, pastoso, líquido, gasoso ou plasma.

As especificações deste tratamento podem mencionar o seguinte:

– A espessura da camada enriquecida;

– A espessura de camada endurecida por têmpera até um valor determinado de dureza;

– As zonas afetadas pelo tratamento.

Embora os métodos descritos, permitam obter durezas análogas em duas peças idênticas, não se deverá interpretar que os resultados sejam geralmente os mesmos no que concerne ao resto das características do aço tratado.

Serviço de nitretação

Tratamento termo-químico de difusão que tem por objetivo provocar os seguintes efeitos:

– Formação de uma camada de nitretos complexos;

– Formação de uma camada mais interna de nitretos precipitados:

– Constituição de uma solução sólida de nitrogênio na matriz de aço.

Tipos de aços que tratamos

Abaixo alguns exemplos de aços, separados por grupos de trabalho, que a Sun Metais processa termicamente, diariamente em seu fluxo produtivo, com qualidade e segurança.

Características : Aço que apresenta alta dureza, aliada a boa resistência ao desgaste e média tenacidade.
Aplicações : é utilizado em aplicações de ferramental corte e conformação a frio e em periféricos de ferramentais onde se necessite de elevada resistência ao desgaste, principalmente no deslizamento. Tipicamente é empregado no trabalho de aços e metais não-ferrosos, ferramentas para trabalho em madeira, matrizes de porcelana, instrumentos de medição de grande estabilidade dimensional, tais como calibres, padrões de dureza, réguas, brocas, facas para guilhotinas, rebarbadores a frio, fresas, punções, machos, cossinetes.

Características : Aço com ótima tenacidade, média resistência ao desgaste, apresenta excelentes resultados onde a resistência ao choque e a fadiga são as principais solicitações.
Aplicações : É utilizado na fabricação de formões, talhadeiras, facas para corte de chapas de aço, matrizes para cunhagem, estampagem a frio. Em trabalho a quente é usado em punções, facas para rebarbação, suporte de martelos para forjaria, moldes para plástico, marteletes pneumáticos, ferramentas para recalque e brocas de concreto.

Características : Aço com alto teor de carbono e cromo, possui alta resistência ao desgaste e boa retenção de corte.
Aplicações : Sua elevada dureza o torna especialmente adequado para aplicações de severo desgaste como em operações de conformação e corte a frio, em superfícies deslizantes e moldes para materiais cerâmicos. É utilizado em ferramentas de corte como facas, matrizes, punções, tesouras. Em escariadores, mandris, fieiras de trefilação, calibres, etc.

Características : Aço com alto teor de carbono, possui um bom custo benefício na confecção de componentes e ferramentas mais simples.
Aplicações : Aço Aplicado principalmente em pontas de lanças (para cavar), ferramentas para madeira, pinos guia, pinos extratores, alargadores, punções, pinos guia e instrumentos de medida. Em ferramentas de corte como serras, brocas, machos, gravadores, etc.

Características : Aço ao cromo-níquel-molibdênio para trabalho a quente ou a frio, com média resistência ao desgaste é ótima tenacidade.
Aplicações : É utilizado em ferramentas para trabalho a quente, principalmente em matrizes destinadas a forjamento em prensas do tipo martelo e em componentes periféricos. Também é utilizado em anéis de contenção de conjuntos de matrizes para a extrusão de ligas de alumínio e outras matrizes para trabalho de ligas não ferrosas, como fundição por gravidade.

Características : Aço de boa usinabilidade e temperabilidade, apresenta fácil polimento e dureza uniforme.
Aplicações : É utilizado em moldes de injeção de plásticos dos mais variados tipos, mas de baixa ou média abrasividade. Moldes para formação por sopro. Nunca utilizar em moldes de plásticos clorados. Em certas circunstâncias pode ser utilizado em fundição de ligas não-ferrosas.

×

Olá!

Clique abaixo para conversar via WhatsApp ou nos enviei um e-mail para contato@sunmetais.com.br

× Solicite um Orçamento